domingo, 27 de março de 2011

Diversão de adulto

Qual criança nunca sonhou ser adolescente? Que adolescente nunca sonhou ser maior de idade? Qual adulto nunca sonhou voltar a ser criança? Acredito que cada fase da vida tem a sua importância. E que não podemos deixar de curtir cada uma delas. Os anos são longos, porém, o tempo é curto.

Quando fiz 17 anos só pensava que faltavam exatos 365 dias para a minha liberdade. Se alguém falasse a palavra ‘ liberdade’ perto de mim meu coração já pulsava rapidamente, meus ouvidos ouviam com atenção, e meus lábios esboçavam um belo sorriso. Já conseguia me ver em todas as festas, boates e chopadas. Estava me vendo dentro do meu próprio carro. Conseguia me ver na faculdade, curtindo todas as coisas boas que ela proporciona. Eu já conseguia ver a porta da maior idade se abrindo só pra mim, linda que ela é. Eu almejava a diversão do famoso 18tão.

Hoje com meus quase 18 anos completos penso diferente. Se eu tivesse que defender uma tese, seria: gente madura é que sabe se divertir. A verdadeira liberdade está em já ter feito vestibular, já ter terminado a faculdade, já ter casado, já ter tido filhos, já ter conquistado estabilidade profissional, já ter se separado (é facultativo) e, surpreendentemente, ainda não ter virado um fóssil. Com o resto de vida que se tem pela frente, sem precisar provar mais nada para ninguém, muito menos para si mesmo, é hora de arrumar a mochila e conhecer lugares que você sempre sonhou conhecer (Fernando de Noronha, quem sabe) e alguns que você nunca imaginou colocar os pés (Mongólia, digamos). Aprender um idioma, só pela paixão por sua sonoridade: italiano, claro. Aprender a jogar pôquer ou ter umas aulas de sinuca. Aprender a cozinhar. Caso já saiba, aprender a cozinhar com a intenção de abrir um restaurante um dia. Óbvio que é preciso trabalhar feito um escravo para custear toda essa programação, mas nada melhor que se manter ocupado em seus ofícios e depois realizar atividades desestressantes e hiperprazerosas, que lhe deixara mais leve e, não duvide, mais jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário