quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma Possível Imortalidade.


"Sei que amanhã quando eu morrer, os meus amigos vão dizer que eu tinha um bom coração. Alguns até hão de chorar e querer me homenagear, fazendo de ouro um papel e um lápis. Mais depois que o tempo passar sei que ninguém vai se lembrar que eu fui embora.Por isso é que eu penso assim, se alguém quiser fazer algo por mim, que faça agora. Me dê flores em vida, o carinho, a mão amiga para aliviar meus ais. Depois que eu me chamar saudade não preciso de vaidade, quero preces e nada mais." (Quando eu me chamar saudade- Nelson Cavaquinho)

É só isso que quero, é assim que penso. E acabo de ver que assim será para todos, menos para as exceções, claro. Hoje lembrei tanto do dia 12 de setembro de 2009, o dia que o mundo parou pra mim. Resolvi rever esse dia,(
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1122819-7823-ENTERRADO+NO+RIO+O+POETA+E+ESCRITOR+ANTONIO+OLINTO,00.html) e no meio dessa recordação fiquei um tanto quanto chocada, não sei se essa seria a palavra correta. Depois de um tempo realmente ninguém se lembra, os vídeos são apagados, as roupas jogadas fora e os apartamentos são vendidos. As lembranças materiais são esquecidas, só fica na memória aquela sede do infinito e da imortalidade. Queria que a minha vontade fosse feita e que tivesse grande valia. Porque motivos foi retirado o meu vídeo ?!? Porque o Jornal Nacional tirou meu vídeo do ar ? Só porque tem mais 500 reportagens sendo adicionadas por dia no site ?! Essa não era a minha vontade, não podiam ter feito uma coisa dessas. Isso é um insulto para a Academia Brasileira de Letras, aonde os imortais jamais são apagados porque mais de 500 vídeos precisam de espaço.
Depois de quase explodir de tanta vontade de processar o Jornal Nacional parei pra pensar, por mais que o coração fique machucado devemos aprender a lidar com essa dor, todos sabem que essa é a vida, devíamos já saber lidar com essa situação.
Meu tio tão cheio de vida, tão lúcido, esperto, feliz, tão bem vivido. Ele não foi esquecido, ele é a exceção, eu não irei esquecer que ele foi embora. Pra ser sincera, repetirei as belas frases de um dos meus Deuses, o mestre Cazuza, "O poeta não morreu, foi ao inferno e voltou!". Meu tio onde está concerteza está melhor que todos nós aqui na terra..
Sei que ele também não iria querer vaidades, as preces bastam. Um vídeo não irá acabar com a memória e com o que existe. Um imortal da ABL está muito além do que um vídeo pode mostrar. Uma vez imortal, sempre imortal!

"[...]Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer,tudo gasta, tudo digere,tudo acaba. Sabemos, no entanto, que a memória vence o tempo. A memória é o antitempo, o remédio para as fissuras do tempo, e só na memória palpita uma possível imortalidade [...]."
( Antônio Olinto M. da Rocha- Discurso de posse da cadeira 8, ABL 12.9.97)

A escritora Cleonice Berardinelli tomou posse na Academia Brasileira de Letras. Ela ocupará a cadeira oito e vai suceder Antônio Olinto, que morreu em setembro de 2009. Parabéns, cuide bem da minha futura cadeira.
(
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1242508-7823-ACADEMIA+BRASILEIRA+DE+LETRAS+TEM+NOVO+MEMBRO,00.html)


Comentem ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário